Ocupa uma área de 456,641 km², sendo que 2,6 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2016 era de 20.165 habitantes, sendo que 78% da população vive em zona urbana.
Cidade de povo acolhedor e festivo, localizasse na Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Rio Doce e está a leste da capital do estado, distante desta cerca de 360 km.
IPANEMA
HISTÓRIA
O desbravamento da região ocorreu no decorrer do século XIX, tendo os primeiros habitantes se afixado atraídos pelas terras férteis e propícias à agricultura. Em 1880, é criado o distrito, subordinado a Caratinga, que foi emancipado em 1911 e instalado em 7 de setembro de 1912. Ao longo do século XX, a agricultura cede espaço à pecuária e ao setor de prestação de serviços na participação econômica municipal.
CULTURA
O artesanato e a presença de grupos musicais, teatrais e de dança configuram-se como algumas das principais manifestações culturais, juntamente com os eventos festivos tais como o Carnaval, Festa do Queijo e as celebrações tradicionais religiosas da Semana Santa e Corpus Christi. O turismo rural também se faz presente em Ipanema, com fazendas, trilhas, cachoeiras, escaladas e saltos em voo livre na Serra da Pipoca.
Em 20165 ficou famosa por produzir uma peça de queijo minas padrão com 1.810 quilos. Para produzirem o gigante, foram usados 17.500 litros de leite. Como não podia deixar de ser, o “queijão” foi acompanhado de uma peça de doce de leite de 517 quilos. Após desfile em carro aberto, a dupla foi cortada e distribuída de graça aos participantes da “Festa do Queijo”, na região central da cidade.